top of page

O QUE PENSO

Saber o que é importante

Princípios e Motivações

Eis alguns dos meus princípios e motivações específicas

 

Primeiro, precisamos nos afastar da embriaguez ideológica. Temos que enxergar os problemas e as soluções a partir de uma visão técnica. A primeira onda de novos políticos contou com figuras muito ideologizadas. Precisamos resgatar o profissionalismo no Poder Público urgentemente! Esse sempre será o nosso foco: buscar soluções técnicas e racionais. Sem achismos nem palpites.

 

Em segundo lugar, aprendemos nos últimos tempos que viver em um mundo sem segurança ambiental é colocar o futuro dos nossos filhos e netos em risco. Por exemplo, já pensou como a mineração pode afetar Belo Horizonte? Você sabia que algumas barragens específicas de resíduos minerais, se rompidas, podem acabar com o fornecimento de água limpa para BH? 

Por isso, sem nenhuma remuneração e pensando apenas no bem comum, eu entrei com uma ação popular na Justiça de MG, no ano passado, exigindo que o estado fiscalize as barragens com os recursos que tem. Hoje, o estado arrecada cerca de R$ 300 milhões para fiscalizar a atividade mineral. Isso mesmo: são 300 MILHÕES obtidos com a TFRM (taxa de fiscalização dos recursos minerais). Você acha que o estado utiliza a taxa para a fiscalização? Claro que não! Sem ter qualquer mandato, gabinete ou recurso, movido pela preocupação com o que ocorreu em Brumadinho e Mariana, eu promovi esta ação popular e vamos conseguir que a fiscalização melhore de forma significativa ao fim dela.

O mesmo princípio utilizei visando obrigar, em outra ação popular, a prefeitura  de Belo Horizonte a por de volta às ruas 100% da frota de ônibus na Pandemia do coronavírus. Não fazia sentido estipular que menos ônibus circulassem na cidade, quando se pedia afastamento das pessoas dentro dos ônibus também (havia um decreto estipulando o máximo de 10 pessoas em pé nos coletivos)!

Você pode ter certeza que, esses problemas serão enfrentados com inteligência: vamos utilizar os dados para cobrar ações específicas e combater o descaso das mineradoras e do governo no transporte público. Para mexer com tudo isso, eu gastei tempo e sola de sapato sem nenhum apoio, só pela boa intenção; não quero me gabar, mas preciso do apoio das pessoas para conseguir fazer o que acho que tenho vocação para: ajudar a gestão pública, mesmo sem precisar e não querendo ser político de carreira (mas sim uma pessoa já com carreira, querendo ajudar).

 

Por fim,  sempre seguirei com um olhar humano para as pessoas e seus problemas. Pessoas não são números. São gente. Não cabe mais, em 2024, qualquer resquício de preconceito, ou mesmo descaso. O Preconceito, por qualquer razão, é errado!  

 

Outros exemplos de necessidade de EMPATIA existem aos montes. Muitas pessoas precisam de contar com a rede de apoio da cidade. Por exemplo, é possível uma ação para mobilizar e verificar quantos aparelhos de mamografia, por exemplo, poderiam ser comprados, para que uma mãe não tenha que esperar de 8 a 11 meses na fila (tempo atual de espera, pelo SUS de BH!), sabendo que tem um câncer dentro de si, para realizar um exame! Alunos que se destaquem nas comunidades poderiam, por exemplo, contar com uma estrutura de cursos pré-universitário, no que seria um projeto modelo em todo o Brasil, para terem maiores chances nas faculdades.

 

Essas são algumas coisas que gostaria de fazer e sei que teria força de vontade e sabedoria para tanto.

 

Há algumas outras bandeiras específicas que também defendo: coisas e assuntos que fui listando e vendo como são injustos ou poderiam ter soluções fáceis. Algumas propostas são manifestações de apoio à causas, como a bandeira do entregador de APPS, que nos salvaram à todos durante a Pandemia. Uma das lutas principais é a evitar que algum outro rompimento de barragens traga morte e acabe com o abastecimento de água em BH, o que seria uma tragédia sem precedentes. Nunca mais quero ver aquelas cenas de lama.

 

Bom, você pode conferir as demais propostas na página MINHAS PROPOSTAS! Ou fazer contato comigo e discutir, sugerir, apoiar ou criticar. De toda forma, que sejamos construtivos.

Para isso, vamos JUNTOS!

Um abraço,

Sergio Botinha

Vereador BH - 12700

PDT

 

Revendedores 
bottom of page